Símbolos

BRASÃO DAS ARMAS

 

 

O Brasão de Armas do Municípo de Lençóis Paulista foi idealizado pelo Prof. Laudelino de Lima Rolim, e adotado oficialmente pela cidade, em janeiro de 1955, através da Lei Municipal nº 189, decretada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito da época, Sr. Virgílio Capoani.

 

BANDEIRA

A Bandeira de Lençóis Paulista foi instituída pela Lei N° 773 de 19 de abril de 1966, na gestão do Prefeito Dr. Paulo Zillo.

Suas cores são: amarelo, verde, azul e branco.
Os campos amarelo e verde representam as riquezas de Lençóis Paulista, frutos de sua lavoura, da sua indústria e do seu comércio.
A faixa azul representa o céu e o Rio Lençóis, verdadeiro espelho a refletir a imagem do céu da terra lençoense.
As faixas brancas que ladeiam a faixa azul levam consigo o tom lírico da poesia cantada no Brasão da cidade: "a espuma branca do Rio Lençóis".
Com letras brancas sobre a faixa azul, temos a divisa "Pro Deo, Pro Patria", colocada não apenas para lembrar o brasão da cidade, mas sobretudo para que o ideal lençoense ressoe em todos os campos onde a bandeira for desfraldada.
 
Dimensões e Esquartelado
  
1 - Altura: 14 módulos - Comprimento: 20 módulos.
2 - Altura foi dividida em tres partes iguais. O 2º têrço, por sua vez foi dividido em oito partes iguais, para determinação dos ráios dos arcos que formam as linhas sinuosas que dividem a superfície.
3 - Comprimento, tanto na horizontal superior, como na horizontal inferior foi dividido em cinco partes iguais, para determinação dos centros dos arcos que formam as linhas sinuosas traçadas.
4 - Para a divisão da superfície foram traçadas quatro linhas sinuosas. Contando de cima para baixo, e citando apenas o centro dos primeiros arcos, que coincide com o vértice superior esquerdo da bandeira, temos: (a) Primeira linha (limite da faixa branca com o espaço amarelo) tem ráio igual a 1/3 da altura; (b)Segunda linha (limite da faixa branca com a faixa azul) está afastada da linha anterior um comprimento equivalente a 1/8 do têrço da altura; (c) Terceira linha (limite da faixa azul com a faixa branca inferior) está afastada da 4ª linha sinuosa uma distância igual a 1/8 do têrço da altura da bandeira. (d) Quarta linha (limite da faixa branca inferior com o campo verde) tem ráio igual a 2/3 da altura da bandeira.
5 - A altura das letras corresponde a 4/8 de 1/3 da altura da bandeira. As letras estão equidistante das faixas brancas. (Distência igual a 1/8 da altura da bandeira).
 
Cores e Justificativas
 
1 - Os campos amarelo e verde representam as riquezas de Lençóis Paulista, frutos de sua lavoura, da sua indústria e do seu comércio.
2 - A faixa azul representa o céu e o Rio Lençóis, verdadeiro espelho a refletir a imagem do céu da terra Lençoense.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!