Notícias

Ouvir a Notícia


Comissão de Finanças realiza discussão sobre contas do município em 2023

Audiência Pública para discussão das Metas Fiscais contou com a presença do secretário de Finanças Júlio Gonçalves

Imagem de 2f449b24-5f1d-4cb9-8881-b0df5726ffb5

A Câmara Municipal de Lençóis Paulista, por meio da Comissão de Finanças, Orçamento e Contabilidade, realizou nesta segunda-feira, 26, a última audiência pública de discussão das Metas Fiscais, da execução orçamentária, contábil e financeira do município no ano de 2023. Essa audiência é de realização obrigatória e cumpre o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000).
 
Participaram da reunião os membros da Comissão, vereadores Professor Guto, presidente, Romulo Pegolo, vice-presidente e Andréia Zaratini, relatora. Além deles, acompanharam também as discussões os vereadores Bibaia, Dudu do Basquete, Glauco Temer Feres, Irani Gorgonio, Luizinho do Açougue, Mirna Justo e Valdivino Miguel. Quem realizou a apresentação das receitas e despesas do município foi o secretário de Finanças, Júlio Gonçalves.
 
De acordo com Gonçalves, a prefeitura arrecadou no ano passado 359.552 milhões, o Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Lençóis Paulista (Iprem) arrecadou 84.346 milhões e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) arrecadou 30.785 milhões. Já o Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP), que não possui receita própria, teve um saldo de 114 mil por meio do rendimento dos seus recursos em caixa.
 
Em relação às despesas, o secretário apresentou que foram gastos 369.054 milhões pela prefeitura no ano passado, 49.282 milhões pelo Iprem, 33.397 milhões pelo SAAE, 5.346 milhões pela Câmara Municipal e 3.407 milhões pelo CMFP. Dos valores gastos pela prefeitura, as maiores despesas foram com a Educação (124.556 milhões) e a Saúde (98.469 milhões).
 
“É importante destacar que as despesas foram maiores que a arrecadação, pois utilizamos recursos do superávit financeiro de 2022. Mesmo com a utilização desses recursos, ainda contamos com cerca de 20 milhões de reais em caixa”, destacou Gonçalves.
 
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
 
O relator da Comissão, Romulo Pegolo, questionou sobre como se apresentou a queda de arrecadação verificada pelo município no ano passado. Em resposta, o secretário aponta que os recursos provenientes do ICMS, do Fundeb e do ISS registraram um valor totalizado de cerca de 15 milhões abaixo do esperado.
 
Em relação ao questionamento do vereador Dudu do Basquete sobre o dinheiro que a prefeitura tem em caixa dos anos anteriores, Gonçalves explicou que parte desse valor de aproximadamente 20 milhões já possui uma destinação específica, como as verbas referentes a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, além de algumas emendas parlamentares. “Do que nós chamamos de recursos próprios, que não estão vinculados, a prefeitura tem cerca de 3 milhões de reais”, acrescenta.
 
Já o vereador Glauco Temer Feres apontou a tendência de diminuição de arrecadação dos municípios com a reforma tributária. Para o secretário, uma previsão do impacto dessa reforma ainda depende dos projetos que regulamentam áreas específicas.
 
A vereadora Mirna Justo também apresentou uma preocupação com a arrecadação do município nos próximo anos e a capacidade do Executivo para manter os programas e serviços realizados em Lençóis Paulista. “Há uma responsabilidade do município em relação às despesas de caráter continuado, por isso nós nunca trabalhamos no limite, sempre tendo uma reserva para caso ocorra algum imprevisto e seja possível manter os serviços prestados pelo Município”, respondeu o chefe da pasta de Finanças.
 
As Audiências Públicas são abertas ao público e transmitidas ao vivo na página da Câmara no Facebook e também no YouTube.


Publicado em: 27 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Ontem (25/04) aconteceu a abertura oficial da 44ª edição da Facilpa - Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista, no Recinto de Exposições da Facilpa. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Nardeli da...
O vereador Francisco de Assis Naves foi reempossado na última quinta-feira (4), após se licenciar em abril de 2022 para assumir a Secretaria de Motomecanização. Em razão do seu retorno, o suplente Glauco Temer Feres deixa o Legislativo Lençoense.   
A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (27) a Sessão Solene para entrega de Títulos de Cidadãos Lençoenses ao Professor André William Grama Machado, ao Pr. Antonio Fioravante Godeguez, à Pra. Rosemary Fátima de Oliveira Gomes e das Ordens...
A Câmara Municipal de Lençóis Paulista realizou na noite desta terça-feira (26), a Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Lençoense para Norival Maganha e do Título de Cidadã Lençoense para Maria Paula do Carmo Capelli Maganha.    Essa...
A Câmara Municipal de Lençóis Paulista realizou nesta segunda-feira (25), a 8ª Sessão Ordinária de 2024, onde foram aprovados dois projetos em primeira discussão.   O Projeto de Lei Nº 124/2023, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimid...
A Câmara Municipal de Lençóis Paulista realizou na última sexta-feira (25), uma Sessão Solene para entrega da Ordem do Mérito Lençoense a catorze mulheres, em homenagem ao mês das mulheres. As honrarias foram propostas pela Mesa Diretora, com inic...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!